terça-feira, 13 de novembro de 2012

O estilo de jogo adequado - Parte 1


O ESTILO DE JOGO ADEQUADO - ARTIGO DE BERNARDO GUERREIRO


Clicar na imagem ou no título para continuar.


Boas, pessoal. Para quem não me conhece, o meu nome é Bernardo Guerreiro, também conhecido por Arawn na Diver, e sou um jogador relativamente activo da comunidade há muitos anos. Nos tempos mais recentes, tenho-me focado mais exclusivamente em torneios maiores, incluindo internacionalmente, pois não tenho muito tempo para jogar todas as semanas em torneios locais. De relevo, conquistei vários tops a nível nacional em "YCS trials" e outros torneios maiores, como o Nacional de 2010, e mais recentemente fiquei no Top32 do YCS Toulouse. Também fui Head Judge do Nacional de 2012, para quem se lembrar de mim! Alguns de vocês poderão conhecer-me do Tugyo, um projecto que não está esquecido, mas para o qual não tenho tempo de momento para manter com a actividade que tinha anteriormente. Assim sendo, e como queria contribuir para a comunidade, aceitei o convite do Gali para escrever para a BROKEN TEAM. 

A maioria dos meus artigos serão orientados para jogadores competitivos ou jogadores que queiram melhorar. Mesmo que já sejam jogadores com alguma experiência, talvez este tipo de artigos vos possa ajudar a elevar o vosso jogo a outro nível. 
---

Este primeiro artigo foca-se no tipo de jogo que os jogadores adoptam. Duas perguntas para reflectirem:
- Se são jogadores menos experientes, quantas vezes já vos aconteceu perderem um jogo porque "investiram" todos os vossos recursos numa jogada, e depois perderam para uma carta como Gorz, the Emissary of Darkness, Torrential Tribute ou Mirror Force?
- Se são jogadores com alguma experiência, quantas vezes já vos aconteceu perderem um jogo que achavam que tinham controlado, porque subitamente o oponente investiu tudo em campo e vos ganhou num turno?

Há uns tempos li um comentário num forum que achei não poderia estar mais acertado: "Bad players are overly aggressive players. Good players are very conservative players. The best players know when it's best to be aggressive, and when it's best to be conservative." 
(Tradução: Os maus jogadores (ou inexperientes) são excessivamente agressivos. Os bons jogadores são muito conservativos. Os melhores jogadores sabem quando é melhor ser agressivo, e quando é melhor ser conservativo).

Diria que grande parte dos jogos perdidos, tanto por jogadores inexperientes como por jogadores experientes vem deste problema: não saber qual o estilo de jogo adequado à situação que temos. A capacidade de nos adaptarmos às situações é a skill mais importante do Yu-Gi-Oh! Vejamos.

ESTILO DE JOGO AGRESSIVO

É o estilo de jogo tendencialmente associado aos jogadores com menos experiência, que muitas vezes jogam simplesmente com as cartas que têm na mão, em vez de pensarem nas cartas do oponente. Este estilo de jogo pode ser descrito pela frase "ou vai ou racha". Ou as coisas resultam bem, e o jogo acaba depressa porque o oponente não consegue lidar com a agressão, ou então perdem logo ali o jogo porque investiram todos os recursos numa jogada. O mais frequente é as coisas não resultarem bem, porque a agressão foi utilizada na altura errada, sem consideração para cartas como Torrential Tribute, Mirror Force, Tragoedia, Gorz the Emissary of Darkness, Dark Hole, etc. Estas cartas existem precisamente para castigar jogadores que são demasiado agressivos, e muitas vezes ganham o jogo sozinhas por isso mesmo. 


Quando vamos fazer uma jogada, é importante pensar na existência dessas cartas. "Perco se o oponente tiver carta X? É provável que a tenha?". Se a resposta a estas perguntas é sim, o mais provável é que a jogada não deva ser feita. Mesmo que não seja provável que o oponente tenha a carta, é muitas vezes possível jogar conservativo de modo a não perder se o oponente a tiver. Por exemplo, não invocado outro monstro para não levar com Torrential Tribute ou Mirror Force, ou apenas atacar com o monstro mais fraco para não perder para Gorz the Emissary of Darkness. Qualquer jogador decente deve ter estas considerações em mente.


Já agora, alerto para o perigo da nossa própria mente! Já vi muitas vezes jogadores que eu considero bons tomarem em consideração que o oponente pode ter carta X, e que isso pode fazê-los perder o jogo, mas no entanto dizem algo do género "Ah, ele não vai ter isso outra vez" ou "Era demasiada sorte". Quem joga contra mim regularmente já perdeu para este tipo de pensamento, porque (felizmente) o Gorz the Emissary of Darkness é meu amigo, e gosta muito de pairar pela minha mão. Vocês sabem quem são!
Isto faz-me lembrar (para quem gosta de Poker) quando os jogadores de Poker fazem uma leitura acertada da mão do oponente, mas ainda assim não conseguem fazer fold à sua mão, porque ficaram demasiado apegados. Da mesma forma, os jogadores de Yu-Gi-Oh! ficam muitas vezes demasiado apegados às jogadas que parecem ser "mais fortes", e acabam por perder por isso.

---

Vou parar por aqui, para não tornar o artigo demasiado longo. Na parte 2 irei estudar as vantagens e desvantagens do estilo de jogo "conservativo", e finalmente concluir com o que considero ser o estilo ideal: equilibrado. Não percam!

- Arawn

6 comentários:

Hamburguer disse...

Boas. Lombriga here. Gostei do artigo, nota-se aquela qualidade robusta na escrita, só por ai está logo bruto artigo xD. E a quote do "Bad players are ..." é uma realidade, pelo menos eu acho que sim.

GALI disse...

Era este tipo de artigos que queria e como podem ver está colmatada essa vaga.

Parabens por o artigo está bom.

A minha opinião é muito simples concordo com o que tá aí dito e sempre jogo mais conservador.Mudo essa atitude se achar que posso ganhar mais se o fizer e resultar.Factores outros como o deck que tou a jogar por exemplo.

;) bom artigo

João Romão disse...

Já tinha lido artigos como este em foruns de outras comunidades estrangeiras e todos sublinham o que aqui foi escrito pelo Bernardo. Revejo-me no estilo de jogo mais agressivo mas acho que isso se deve ao facto de ultimamente só jogar com decks que tendem para essa agressividade: Chaos Dragons e Six Samurais. No entanto, realço que já joguei contra pessoas que perderam para mim porque não arriscaram e, no turno seguinte, consegui sempre fazer jogo. É por isso que estou desejoso de ver a segunda parte deste artigo.
Gali, excelente em ideia em teres também convidado o Bernardo. Decerto o forum estará agora bem mais activo e mais apelativo à nossa comunidade.

GALI disse...

Obrigado João ;)

hav. disse...

Muito bom o artigo. Como jogador principiante revejo-me bastante na agressividade exagerada e acho que é com este tipo de tópicos\artigos que as pessoas vão evoluindo o estilo de jogo e ponderando melhor cada jogada.

Vi num outro tópico internacional uma frase que me veio à memória a propósito das cartas que foram mencionadas: "the only reason torrential tribute and mirror force are staples is the mere existence of inexperienced players. Cards like these punish bad players" - verdades.

Estou a gostar bastante de ler o blog, continuem : )

GALI disse...

Pois é Hav mas até os prós têm que arriscar eu acho que essas cartas a mirror e a tt existem e são staples porque se não existissem o pessoal jogava á vontade sem medo de atacar ou meter mais que 2 bixos em campo.O paradigma é o mesmo que a storm, são cartas que têm que existir quer por esse motivo ou por o que eu disse ;)