sábado, 15 de novembro de 2014

Q&A PART 1 - TIAGO COSME

Question and Answer
TIAGO COSME
Judge na Loja Gárgula e Mundial Yu-gi-oh! 2014


Question and Answer
PART 1 - TIAGO COSME


Q: Se o meu oponente usar Veiler no Raiden na minha Main Phase, na End Phase eu faço mill?

A: Não. Antes da nova errata o Raiden só poderia fazer mill caso ambos os jogadores quisessem, visto serem ambos efeitos mandatórios. Então iríamos ao Breakdown da End Phase, descrito AQUI



Situação semelhante a Tiras vs GBs, a diferença sendo que GBs têm de ativar na última hipótese (a 4ª). Essa situação de Tiras vs GBs era exactamente igual a Veiler vs Yamato (opcional vs mandatório). No entanto, o Veiler levou uma nova errata.

Effect Veiler (antigo texto): During your opponent's Main Phase: You can send this card from your hand to the Graveyard, then target 1 face-up Effect monster your opponent controls; negate that opponent's face-up monster's effects until the End Phase (this is a Quick Effect).

Effect Veiler (novo texto): During your opponent's Main Phase: You can send this card from your hand to the Graveyard, then target 1 face-up Effect monster your opponent controls; negate that opponent's face-up monster's effects until the end of this turn (this is a Quick Effect).

Com a nova errata o Effect Veiler vai SEMPRE negar os efeitos da End Phase, assim como já fazia o Breakthrough Skill. Por isso Yamato passa a ser negado e os Lightsworn são negados sempre.




Q: Num artigo do torneio da ARG este fim-de-semana diz que um jogador fez chain da Stellarnova Alpha ao efeito de search da Qliphort Scout para o negar. Isso é possível?

A: Não, não é.

Stellarnova Alpha: When a Spell/Trap Card, or monster effect is activated: Send 1 face-up"tellarknight" monster you control to the Graveyard; negate the activation, and if you do, destroy that card, then draw 1 card.



Como podemos ver no texto da Alpha, as condições de ativação da carta são: “When a Spell/Trap Card, or monster effect is activated”, logo, ela só pode negar activações de S/T, não de efeitos de S/T. Isso quer dizer que não pode negar o efeito da Breakthrough no cemitério ou efeitos de S/T já face-up no campo (field, continuous, equip…). Visto que Scout é uma Pendulum card, ela fica permanente na pendulum zone e, como tal, Alpha só pode negar a activação da Pendulum Spell e não dos seus efeitos.




Q: É o seguinte, o meu oponente tinha Bujin Arasuda (1600atk) e eu ataquei com Bujin Hare (1700). Ele deu Crane, eu fiz chain de Honest e ele depois deu Honest também. Fazendo contas, o Honest dele resolve primeiro, o Arasuda fica com 3300atk (1600+1700), depois resolve o meu Honest e o meu Hare fica com 5000atk (1700+3300) e é aqui que entra a minha dúvida, falta resolver o Crane dele. 
No texto do Crane diz "becomes double its original atk", que acontece aqui? Soma-se 1600 de atk ao Arasuda ou o atk fica apenas 3200 (dobro do original) e é como se o Honest dele não tivesse efeito? É a palavra "become" que me está a fazer confusão.

A: Vamos primeiro criar a chain:
CL1 – NTP Crane
CL2 – TP Honest
CL3 – NTP Honest



Até à resolução do CL1 as contas estão certas (5000 vs 3300). Então e o Crane?


Segundo o que eu tinha explicado neste artigo LINK num caso semelhante devido a ambos os efeitos serem lingering (Honest e Forbidden Lance):


“Bujin Mikazuchi (1900) que está afetado por Forbidden Lance (1100) ataca um monstro. Na damage calculation Crane ativa. O atk dele torna-se 3800 (1900x2) porque Lance não mais é aplicado sobre ele. Mesmo depois da damage calculation o efeito de Lance não mais é aplicado (apenas o que protege de spell/trap).”

Aplicando o mesmo a este caso, o efeito do Honest “não mais é aplicado” e o Crane resolve como sempre tornando o ataque do Arasuda 3200 (1600x2) finalizando os cálculos de dano em 5000 vs 3200.

POR TIAGO COSME


CONTINUEM A COLOCAR QUESTÕES!

GALI
BROKEN TEAM!



3 comentários:

Unknown disse...

Jogador ( A ) controla um monstro do tipo light, declara um ataque a um monstro do tipo light do jogador ( B) e ambos possuem honest na mão...

Quem tem a prioridade de descer honest primeiro?
Jogador (A) ou jogador (B)?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Cosme disse...

Se estivermos a falar de "imediatamente antes da damage calculation" Jogador A pode descer Honest primeiro. Caso não o faça, o Jogador B tem a chance. Caso escolha não descer, o jogo prossegue para a Damage Calculation, não havendo mais chance de baixar.