Para continuar a ler o artigo clicar na imagem ou no título.
Todos temos tempo para pensar na jogada que vamos fazer. Não é preciso jogar depressa só porque o vosso oponente está a baixar as cartas todas seguidas ou está a picar-vos, mas também não demorem uma eternidade. Pensem nas jogadas possíveis e façam a que acharem melhor.
2. Arranja uma razão para cada jogada que fazes:
Se não consegues justificar o porquê de estares a fazer set de dois Bottomless Trap Hole então não o faças. Deves ter uma razão para cada activação, set e summon que fazes.
3. Second main phase:
Sempre que queres fazer set de alguma coisa deves fazê-lo sempre na main phase 2 (a não ser que estejas a jogar com um deck específico que te renda baixar na main phase 1). Imagina que fazes set de Solemn Judgement e atacas com o teu Card Trooper a um Ryko logo aqui vais desperdiçar uma carta importante enquanto ele poderia ter feito target no teu Card Trooper para fazeres draw de uma carta.
4. Search e depois comprar:
Seca o teu deck antes de comprar. Deves sempre primeiro utilizar cartas de secar o deck, tipo usar o RotA no Stratos e depois activar o Allure of Darkness. Se comprares o teu search target do RotA estás a perder um draw, já para não falar que diminuis a probabilidade de comprar outras cartas.
5. Toma atenção aos graveyards/cemitérios:
Deves sempre tomar atenção ao cemitério do teu adversário para ver se ele está quase a poder baixar o DAD ou BLS, deves também ver as staples e outs que ele já usou para fazer jogadas mais seguras. Também deves, claro, tomar atenção ao teu grave para não te esqueceres daquelas cartas que tu podes activar.
6. Atenção a cartas que activam com o passar dos turnos:
As vezes quando não tomamos atenção deixamos que uma Swords of Revealing Light dure mais um turno ou esquece-mo-nos que a nossa Future Fusion ia fazer summon do Five-Headed Dragon. Tomar sempre nota desse tipo de cartas.
7. Pergunta ao teu oponente por targets antes de responder:
Calma ao responder as cartas do oponente, deixa-lo primeiro fazer target e depois pensar como vamos responder. Imagina que o oponente baixa um Mobius, espera até ele fazer target e depois consoante o target dele podes responder com a carta que ele está a fazer target se for possível. Se revelares a carta primeiro ele depois pode decidir fazer target noutras cartas.
8. Controla a mão e backrow do oponente:
Quantas menos cartas menos problemas e mais jogadas arriscadas podes fazer.
9. Não faças over extend:
Não faças summon de mais monstros se o teu oponente não se conseguiu livrar do que tens em campo há mais de 2/3 turnos.
10. Antecipa as jogadas do teu oponente:
Se o teu oponente está a jogar de Inzektors baixa apenas o backrow que serve, poupa as cartas. Se ele está a jogar de Lightsworns e sabes de alguma maneira que ele pode baixar o Judgment Dragon, guarda cartas na mão. Ao prever o que o teu oponente pode fazer podes poupar várias cartas, mesmo que para isso seja preciso perder alguns pontos de vida. Mais tarde podem dar jeito para virar o duelo.
11. Repara nos movimentos do teu oponente:
Expressões faciais e linguagem corporal dão bastantes informações.
12. Um ataque de cada vez:
Não ataques com todos os teus monstros ao mesmo tempo. Declara o ataque e o teu target, não sejas preguiçoso. Cuidado a atacar directamente, é fácil baixar Gorz e se não tiveres outs ele pode virar o jogo. Ataca sempre com o monstro mais fraco primeiro.
13. Informa-te sobre as cartas que fazem e que não fazem target:
Cartas como o Tyrant Dragon que negam traps que fazem target morrem para a Bottomless Trap hole que NÃO faz target. Saber isto é muito importante.
14. Aprende tudo sobre o Book of Moon:
Conhece os vários usos que o Book of Moon tem, tanto ofensivos como defensivos. Podes fazer Book no Shura para prevenir que outros Black Wings venham special summoned para campo, Book num tuner para prevenir que o oponente faça synchro (bom para prevenir os synchros dos Six Samurais). Se o teu oponente vai-te atacar o teu Ryko face-up, faz Book no teu Ryko.15. Conhece os teus outs:
Conhece todos os outs que estão no teu deck e para que servem, descobre também quais deves usar primeiro. Um exemplo é ter Effect Veiler e Gladiator Beast War Chariot e saber qual deves usar primeiro, se o oponente joga de MST a War Chariot está mais vulnerável que o Veiler, logo se o usares primeiro podes fugir a uma MST. Há mais exemplos como por exemplo Bottomless Trap Hole e Book of Moon, tenta usar o que for menos útil primeiro e guarda o melhor out.
16. Conhece as rulings das tuas cartas:
Pesquisa as rulings de todas as cartas que tens no deck. Isto tem uma razão simples, se não conheces as rulings das tuas cartas como pensas usa-las correctamente?
17. Baralha constantemente a tua mão:
Vais ficar um pro.
18. Não fiques intimidado:
Se sabes que estás a duelar contra um bom jogador ou sabes que ele tem uma boa mão joga descontraído, por vezes eles podem pensar que têm o jogo ganho e fazem over extend e ai tu tentas virar o jogo.
19. Controla o jogo mental:
Mantém o controlo do duelo e não me refiro ao field ou cartas, estou a falar do oponente. Quando eles começam a baralhar as cartas da mão muito rapidamente, relaxa, fica concentrado. Depois se começarem a baixar cartas e a dizer que o efeito faz isto e aquilo tu pedes para esperar e explicar uma carta de cada vez. As regras dizem que podes ler as cartas do oponente, por isso, vai com calma mesmo que estejam a fazer um bruto combo.
20. Baralha bem o teu deck:
Não baralhes daquela forma rápida e preguiçosa. Divide bem o deck em várias pilhas de cartas, mesmo que demore mais tempo ao menos fica bem baralhado e evitas que saiam três cartas iguais.
21. Se estás preocupado, espera:
Se pensas que a jogada que estás a planear vai falhar porque ele tem outs é melhor esperares. Aguarda até teres mais cartas que protejam a tua jogada ou cartas que possam fazer uma segunda jogada se a primeira falhar. Exemplo simples é pensares que o teu oponente tem uma Torrential Tribute e tu tens um monstro em campo e outro na mão que queres baixar. Quando é assim espera até teres outro monstro que possas fazer summon, assim quando baixares ele provavelmente vai activar a Torrential e tu tens outro monstro na mão para manter field presence.
22. Mantém a card advantage:
Se possível cria sempre jogadas de card advantage. Exemplo simples: Tu tens Smashing Ground na mão e um Thunder King Ray-Oh em campo e ele um monstro 1800. Passa para a battle phase e ataca-o em vez de usares o Smashing. Caso ele use um backrow para proteger o monstro dele assim tens o Smashing para o destruir.
23. Lança o isco(bait) as cartas importantes do teu oponente:
Tenta fazer jogadas para sacar aquelas power cards que muitas vezes viram jogos. Sabe bem quando sabemos que o oponente já usou vários recursos como Monster Reborn, Dark Hole, ...
24. Usa bem os teus outs:
Não gastes o teu Solemn Warning num beatstick se depois não te consegues livrar dum BLS ou dum Gorz. Guarda os teus outs para cartas importantes.
25. Conhece as jogadas dos decks:
Se por acaso sabes que estás a jogar contra um deck de Frogs e Monarchs e ele faz set dum backrow essa carta é bastante provavel que seja uma MST, portanto, não faças sets de traps ou spells para ele depois não conseguir puxar o Treeborn Frog.
26. Considera bem os outs do teu oponente:
Se queres fazer uma jogada forte, mas o teu oponente ainda não usou Torrential Tribute ou a Mirror Force é melhor esperares.
27. Conhece o meta:
Simplesmente conhece o meta e as várias jogadas dos decks, isso vai-te ajudar bastante a evitar muita coisa e a planear melhor as tuas jogadas.
28. Aguenta-te mesmo que estejas na fossa:
Podes estar a 100 de vida, o teu oponente com o campo cheio de monstros e vontade de conceder o jogo, mas se ainda tens direito a um draw ... Vê esse draw e vê as jogadas que podes fazer, nunca se sabe.
29. Utiliza os steps e substeps de cada phase:
Faz as tuas jogadas no último momento possível. Não uses a Forbidden Lance no monstro do oponente quando declaras o ataque, joga-o na damage step. Se ele responde com alguma coisa que destrói o teu monstro ao declarares o ataque a tua lança não vai servir de nada.
30. Conhece inteiramente o teu deck:
Aprende todos os combos e possibilidades. Constrói bem o teu extra deck e side deck, eles existem por alguma razão e são uma grande toolbox.
Se já sabes isto tudo e nunca fazes missplays então és o maior, o god do Yu-Gi-Oh!
Podem ver aqui o artigo original http://www.pojo.biz/board/showthread.php?t=911790
Cumprimentos,
Lombriga
Sem comentários:
Enviar um comentário