domingo, 10 de março de 2013

Análise ao meta - Hugo Morgado "EXXOD"


Boas pessoal daqui é o EXXOD!

Clicar no título ou imagem para continuar.


A par do artigo escrito pelo Arawn sobre o Meta que podemos esperar nos próximos 3/4 meses, venho falar sobre algumas das cartas que vão modificar alguns Deck’s e o formato em si mesmo. Este artigo é “complementar” ao do Arawn já que a partir daqui vão perceber o porquê do formato puder vir a sofrer algumas alterações á medida que os produtos onde estas cartas vêm são lançados para o mercado. A análise das cartas será feita consoante a data de lançamento dos produtos onde vêm.

Março:
No mês de Março vamos ver o aparecimento quer da Tin Zexal 2013 quer do Star Pack 2013.

Um pack que não traz nada de “novo” em termos de jogo, mas sim alguns reprints de cartas que não podiam ser jogadas na Europa. De destaque temos o Elemental Hero Escuridão e Meklord Emperor Wisel.


2500/2000 Level 8 (Warrior/Dark)
1 "Elemental HERO" monster + 1 DARK monster
Effect: Must be Fusion Summoned and cannot be Special Summoned by other ways. This card gains 100 ATK for each "Elemental HERO" monster in your Graveyard.

A fusão que faltava a HERO, do atributo Dark, o Escuridão é uma carta que já viu algum jogo nos EUA mas que na Europa apenas agora foi lançada. O facto de ser Dark é o que torna a carta muito boa para HERO, sendo que cartas como Tour Guide From the Underworld ganham agora alguma sinergia com o Deck e faz com que Super Polymerization possa agora ser jogada á main, oferecendo um out para qualquer monstro.
A Super Polymerization é algo que ganha algum relevo agora, sendo que é a carta ideal para tirar aqueles Shien’s ou Zenmaines chatos da mesa.


2500/2500 Level 1 (Machine/Dark)
Effect: Cannot be Normal Summoned/Set. Must be Special Summoned by its own effect, and cannot be Special Summoned by other ways. When a face-up monster you control is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: You can Special Summon this card from your hand. Other monsters you control cannot declare an attack. Once per turn: You can target 1 face-up Synchro Monster your opponent controls;equip that target to this card. This card gains ATK equal to those equipped monsters' combined ATK. Once per turn, during either player's turn, when an opponent's Spell Card is activated: You can negate the activation, and if you do, destroy it.

O Wisel é uma carta que já necessitava de um reprint europeu á algum tempo. O seu efeito de Summon é fácil de concretizar e a parte de equipar um Synchro do adversário é algo que poderá não ter tanta utilidade hoje em dia como tinha á uns tempos mas com o reaparecimento de Samurais, Karakuris e a saída de Synchros nos próximos tempos (booster Judgment of the Light) poderá voltar a ter jogabilidade. O ultimo efeito é bastante bom, dando para estabelecer um campo e depois conseguir negar cartas importantes como Dark Holes e Heavy Storm.

De relevo na Zexal Tin temos cartas como Number 61: Volcasaurus, Starliege Paladynamo e todo o suporte para Photon e Galaxy.
Vamos então ver algumas destas cartas:



2500/1000 Rank 5 (Dinosaur/Fire)
2 Level 5 monsters
Effect: Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1face-up monster your opponent controls; destroy that opponent's monster, and if you do, inflict damage to your opponent equal to the destroyed monster's original ATK. This card cannot attack your opponent directly during the turn you activate this effect.

Um dos melhores XYZ actualmente no jogo, com um ATK bastante razoável e um efeito muito abusado. O facto de ser Rank5 limita um pouco a jogabilidade mas significa que Deck’s como Wind-Up ou Inzektor’s tenham acesso a um mini “Ring of Destruction” que apenas afecta o oponente. A restrição do ataque directo não afecta em nada a jogabilidade, já que continua a poder passar por cima de quase todos os monstros que vêm jogo actualmente, com os seus 2500 de ATK, e é facilmente usado como material para o Gaia the Thunder Charger. Uma carta que poderá vir a ver bastante jogo, especialmente pelo seu efeito muito bom. Uma grande carta para Decks que a consigam suportar.



2000/1000 Rank 4 (Warrior/Light)
2 Level 4 LIGHT Monsters
Effect: Once per turn: You can detach 2 Xyz Materials from this card to target 1 face-up monster your opponent controls; the target's ATK becomes 0, also negate its effects. When this card on the field is destroyed by your opponent's card (either by battle or by card effect) and sent to the Graveyard: Draw 1 card.

Um XYZ para juntar ao Toolbox que é o Extra Deck de HERO. Uma carta bastante boa, com uns respeitáveis 2000 de ATK, e com um efeito muito bom. O facto de perder logo os 2 XYZ material não é negativo, especialmente em HERO onde faz automaticamente viva a Miracle Fusion e cartas como Hero Blast, e o facto de negar efeitos do monstros do oponente como Gachi Gachi, Zenmaines ou Maestroke, que são por vezes cartas difíceis de ultrapassar em HERO, não pode ser ignorado. A última parte do efeito, a de comprar 1 carta quando é destruído, é algo sempre bom, fazendo ás vezes o adversário pensar duas vezes antes de activar coisas que o poderiam destruir.

Deixo ainda aqui uma pequena nota sobre o suporte para Photon/Galaxy, que é bastante razoável, mas como são muitas cartas ficaria um artigo muito extenso.

Abril:
Abril trará o Set que vai definitivamente alterar o meta; Hidden Arsenal 7. O lançamento de cartas como Evilswarm Ophion, Daigusto Emeral, Lavalval Chain, entre outros, vai fazer com que vários Deck’s voltem a ter alguma importância e alguns dos existentes ganhem mais poder.


2550/1650 Rank 4 (Dragon/Dark)
2 Level 4 Iswarm Monster
Effect: While this card has Xyz Material, Level 5 or higher monsters cannot be Special Summoned. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; add 1 "Infestation" Spell/Trap Card from your Deck to your hand.

Uma das melhores cartas do Set. Esta é a carta que vai “virar” Rabbit da vertente Dino para a vertente Evilswarm. Ophion é no geral um XYZ muito forte, com os seus 2550 de ATK, e com dois efeitos muito bons.
A primeira parte do efeito é devastadora para muitos decks actuais, mesmo não afectando XYZ, chega para parar Boss’s como Master Hyperion, Black Luster Soldier, High Priestess of Prophecy, entre outros. É facilmente feito fazendo Rescue Rabbit para 2 Evilswarm Heliotrope e a 2º parte do efeito permite ir buscar Infestation Pandemic, uma Forbidden Lance temática que não faz perder ATK, fazendo muito difícil passar por cima dele, quer seja com Monstros quer seja com cartas como Dark Hole. Quase de certeza que o Ophion vai ser uma das cartas mais relevantes do formato.


1800/800 Rank 4 (Wind/Rock)
2 Level 4 Monsters
Effect: Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to activate1 of these effects.
Target 3 monsters in your Graveyard; shuffle all targets into the Deck, then draw 1 card.
Target 1 non-Effect Monster in your Graveyard; Special Summon that target.

Um dos melhores Rank4 do jogo. Já existe no Japão há algum tempo e é uma carta que vai ter algum impacto no jogo. É acessível a praticamente todos os Decks que façam Rank4 e os seus dois efeitos podem ser suficientes para virar muitos jogos. O 1º faz com que ele se transforme num “Pot of Avarice com pernas”, reciclando cartas importantes, como BLS, Thunder King’s, Fire Fist Bear, etc. O 2º efeito é bastante bom, especialmente em Decks como Rabbit, sendo que permite trazer de volta coisas como o Heliotrope ou Sabersaurus/Kabazauls, permitindo ainda mais combos e possíveis Evolzars/Ophion.

Por fim, e deixando muitas cartas de Hidden Arsenal 7 boas pelo caminho, temos o Lavalval Chain.


1800/1000 (Sea Serpent/Fire)
2 Level 4 Monsters
Effect: Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to activate 1 of these effects;
● Send 1 card from your Deck to the Graveyard.
● Choose 1 monster from your Deck and place it on top of your Deck.

Mais um monstro que verá bastante jogo e com 2 efeitos muito abusados. Tal como o Daigusto Emeral é facilmente feito e os seus efeitos justificam um espaço no Extra. O 1º permite enviar cartas como Dandylion, Heraldic Beast Leo, Inzetkor Hornet, Infernity Archfiend,etc para o grave, permitindo que nesse ou nos próximos turnos se façam combos e jogadas abusadas. O 2º efeito é muito bom também, permitindo por cartas importantes no topo, cartas como Inzektor Dragonfly, BLS, Rescue Rabbit, etc. Esta poderá ser a carta que fará com que Infernitys volte a ter alguma importância no meta, sendo que permite que o engine comece a arranjar, quer seja por por Archfiend/Necromancer no grave ou pondo esses um desses dois no topo do deck. É importante ainda dizer que Lavals ganham suporte com ele e com uma suposta saída de Shooting Quasar Dragon poderão ter alguma força no meta.

Maio:
Vai trazer Lord of the Tachyon Galaxy, um booster que vai mudar bastante o meta.

Esse booster entre outros que ainda não falei ficam para uma segunda parte!

Hugo Morgado "EXXOD"


BROKEN TEAM

Sem comentários: