Missing the timing – Parte 1
Como eu havia dito, irei começar a série de artigos acerca de rulings de yugioh. Quero desde já salientar que nada disto é novo, simplesmente irei tentar colocar a informação da forma mais prática possível; e em português, visto que a maioria dos artigos sobre rulings estão em inglês. Isto também não substitui a pesquisa de dúvidas pormenorizadas que tenham na Net. Os sites mais confiáveis a nível de regras são (por esta ordem): Wikia (apenas a secção “Rulings”, não outras como “discussões” ou “tips”), Pojo, Dueling Network Forum. Estão na mesma à vontade para me questionar dúvidas que tenham, quer sobre algum detalhe dos artigos que publico, quer dúvidas específicas que não tenham conseguido encontrar a resposta ou que não tenham entendido.
Bem, o primeiro artigo será sobre perdas de timing, visto ser a parte do jogo em que sempre existem mais dúvidas. O que perde ou não perde timing? Como fazer uma carta perder timing? Em que partes do turno pode uma carta perder timing ou não? Além disso nos próximos artigos irei continuar a abordar este assunto mas com casos mais específicos, aplicando as regras/dicas postadas neste artigo a essas cartas, como Gear Gigant X e Fire/Ice Hand.
Bem, em primeiro lugar, quais são os efeitos que podem perder timing? Apenas aqueles que dizem “When… you can”, ou seja, “trigger when opcionais”. Vou dar alguns exemplos:
Gear Gigant X: “When this card leaves the field: You can target 1 Level 3 or lower "Geargia" monster in your Graveyard; Special Summon that target.”
Geargiaccelerator: “When this card is sent from the field to the Graveyard: You can target 1 "Geargia" monster in your Graveyard, except "Geargiaccelerator"; add that target to your hand.”
Traptrix Myrmeleo: “When this card is Normal Summoned: You can add 1 "Hole" Normal Trap Card from your Deck to your hand.”
Tendo visto quais os efeitos que podem perder timing, falta saber como eles podem perdê-lo. Do que já me apercebi, existem 3 formas de isso acontecer:
O trigger para o efeito ocorrer a CL2+.
O trigger ocorrer antes de um “then” na resolução de um efeito em CL1.
O trigger ocorrer antes de uma ação sem Spell Speed sem ter hipótese de ativar antes.
Vou abordar cada um desses 3 pontos mais especificamente:
1 – O trigger terá de ocorrer a CL2+ (chain link 2 ou superior) para o efeito perder timing. Ou seja, depois de um summon, se for ativada Torrential Tribute para destruir os monstros, os seus efeitos de “sent to the graveyard” não irão perder timing, mas se algum efeito for ativado antes da TT (quer seja um trigger effect como o da Myrmeleo, ou outra carta como Book of Moon ou MST) isso vai causar perda de timing nesses efeitos. Por quê? Porque a destruição irá ocorrer a CL2 e não a CL1. Mais uma coisa a salientar: Se o efeito em CL1 tiver a ativação negada ele não resolve e, como tal, o efeito que estiver em CL2, que negou a ativação do CL1, será a última coisa a ocorrer na chain, e para todos os efeitos é como se fosse CL1.
2 – O trigger ocorrer antes de um “then”, o efeito perde o timing. Caso bem recente, e muito comum, Hands. Não vou abordar muito neste ponto pois será abordado mais especificamente no próximo artigo. Caso a destruição (ou qualquer outra coisa que cause o trigger) ocorra antes do “then” no texto da carta isso faz o efeito perder timing. Por exemplo a Fire Hand diz: “When… : You can target 1 monster they control; destroy that target, then you can Special Summon...”. Como o “destroy” ocorre antes do “then you can”, causa perdas de timing às cartas destruídas, mas apenas se as outras cartas puderem perder timing, como eu disse no início do artigo.
3 – As ações sem Spell Speed mais básicas em que se pode perder timing são as invocações inerentes (Tribute Summon e Synchro Summon principalmente). Normal Summons não causam em si nenhuma perda de timing, Ritual e Fusion têm spell speed porque são através de efeitos, e Xyz Summon também não causa, como as cartas não saem de campo quando se tornam Xyz Material não atingem os triggers delas.
E agora o principal nas perdas de timing, que tem havido várias confusões por causa disto. No último torneio da Gárgula ocorreram situações destas e no Nacional deste ano também:
Ativações de efeitos não causam perdas de timing.
Ou seja, caso dois efeitos que possam perder timing ocorram ao mesmo tempo nenhum perde timing, ambos ativam numa chain especial chamada SEGOC, que será explicada também depois, em outros artigos. Mas é por este motivo que 2 Fire Hands que se suicidem não perdem timing, ambos ativam ao mesmo tempo, um sendo CL1 e o outro CL2.
Espero que este artigo tenha sido útil. O próximo irá abordar exemplos mais específicos de perdas de timing: Hands, Geargia… Qualquer dúvida ou questão que tenham quanto a estes artigos podem questionar no post do grupo Yugioh TCG Portugal, para todos verem, e eu responderei lá às questões. Sugestões também são sempre bem-vindas para temas de novos artigos.
OBRIGADO
TIAGO COSME
1 comentário:
Estas merdas são boe importantes e não é só para não nos enganarmos. Ser mestre das rulings ajuda-nos a encontrar sinergias escondidas nas cartas.
Enviar um comentário