Battle Phase
Por Tiago Cosme
Judge na Loja Gárgula e Mundial Yu-gi-oh! 2014
Neste artigo irei falar sobre 3 passos da Battle Phase: Start Step, Battle Step e End Step. Deixarei a Damage Step para o próximo artigo, por ser muito mais complexa.
Assim que se entra na Battle Phase entra-se na Start Step. Este passo leva a que antes do ataque ser declarado possam ser ativados Fast Effects (Spell Speed 2 ou 3). Por exemplo, Threatning Roar só funciona antes do ataque ser declarado, senão o ataque em curso continua. No entanto, não é obrigatório ativá-lo na MP1 para prevenir ataques, pode também ser ativado na Start Step da BP para prevenir ataques do oponente. Alguns efeitos também acontecem neste passo, como é o caso do Number 107.
Caso um efeito seja ativado dentro da Battle Step que altere o número de monstros no campo do defensor ocorre um Replay. Neste caso o jogador que declarou o ataque pode cancelá-lo ou redirecionar o ataque para o mesmo monstro, outro monstro ou ataque direto caso não haja monstros no campo do oponente. Se o ataque for cancelado esse monstro não pode atacar mais naquela Battle Phase (a não ser que possa atacar mais vezes devido a um efeito). Muito importante: redirecionar um ataque devido a um replay NÃO É considerado como uma declaração de ataque. Isto quer dizer que Mirror Force e Dimensional Prison não podem ser ativadas em resposta a um Replay.
Por fim existe a End Step, onde são ativados efeitos que ativam no final da Battle Phase, como é o caso dos Gladiator Beasts e do Tiras. Nenhum destes efeitos faz chain a outro. Ou seja, se um Gladiator Beast e um Tiras (ou 2 GB’s) quiserem ativar os seus efeitos, eles vão ser ordenados e não causarão SEGOC. A ordem em que eles ativam é a mesma da End Phase, portanto poderá ser aplicado também nessa fase:
-Turn Player pode ativar/resolver qualquer efeito
-Non-Turn Player pode ativar/resolver qualquer efeito
-TP tem de ativar/resolver efeitos mandatórios e pode efeitos opcionais
-NTP tem de ativar/resolver efeitos mandatórios e pode efeitos opcionais
Assim que algum efeito ative/resolva volta-se ao passo 1.
Vamos tomar como exemplo Tiras vs GB no fim da Battle Phase. Tiras é mandatório do TP e GB é opcional do NTP. Vamos seguir essa ordem:
-Pode ativar Tiras
-Pode ativar GB
-Tem de ativar Tiras
-Pode ativar GB
Nota: Isto é apenas uma aplicação da regra, deve-se sempre seguir a regra principal e aplicá-la conforme os efeitos em questão.
Pode parecer difícil mas vamos pensar que qualquer jogador queira ativar os seus efeitos. Neste caso o primeiro jogador a ter a chance de ativar um efeito é o TP (Tiras). Além disso, o NTP (GB) pode sempre ativar o efeito dele depois do efeito do Tiras resolver. A sequência foi essa dita acima e deve ser sempre seguida para evitar mal-entendidos. O mesmo acontece com Yamato vs Veiler e outros casos similares, segue-se essa regra sempre.
TIAGO COSME
4 comentários:
No exemplo da Tiras:
.basicamente podes esperar que o adversario ative o gb e va buscar outro para partires o gb que vem?
.mas tmb podes parti-lo logo para nao ativar.
É isso?
Se quiseres partir o Gb no campo tens prioridade. Mas se quiseres partir o q vem do eff so podes se o opp permitir, pq tiras e mandatorio, logo não consegues esperar ate ao eff do gb, se o opp quiser esperar ate a última chance dele.
Faltou dizer sobre o fato de você poder ativar cartas como Book of Moon, MST, Infestation Infection, Fiendish Chain e etc no Battle Step, após a declaração de ataque (ex: oponente ataca, ativo mirror, ele responde com seven tools; fechada a janela de declaração de ataque, ativo book of moon no monstro dele..). Muita gente não conhece, e quase nunca vemos matérias sobre isso.
Abraços
Isso está incluído nesta parte:
Depois desta chain resolver podem ser ativados Fast Effects em resposta à chain anterior.
Enviar um comentário