sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TIAGO COSME - PSCT


PSCT
Por Tiago Cosme
Judge na Loja Gárgula e Mundial Yu-gi-oh! 2014




TIAGO COSME - PSCT
Neste artigo vou tentar desvendar alguns dos mistérios do jogo e como descobrir imensas regras de cartas olhando apenas para o texto. Vou abordar algo chamado PSCT. Mas o que é PSCT? Problem-Solving Card Text, ou seja, a nova forma da Konami escrever as cartas que ajuda a descobrir como elas funcionam só de ler o texto. Sim, vai ser um artigo muito “chato” mas vai ser dos mais úteis que irei publicar, leiam tudo com atenção. Há muito mais especificidades do que as que vou abordar aqui, mas vou juntar o básico em 4 grandes áreas.




Pontuação

PSCT tem 3 tipos de sinais de pontuação principais ( : ; . ), cada um deles exercendo o seu papel. Dois pontos separam condição de ativação do custo/target ou do efeito se não houver custo/target. Ponto e vírgula separam custo/target do efeito. Ponto final termina um efeito.


Vamos ver alguns exemplos:

Bujin Yamato: Once per turn, during your End Phase: You can add 1 "Bujin" monster from your Deck to your hand, then send 1 card from your hand to the Graveyard. You can only control 1 "Bujin Yamato".

Como analisar esta carta? Primeiro vamos ver quantos efeitos ele tem. Dois pontos finais significam que tem dois efeitos. O primeiro efeito tem uma condição “Once per turn, during your End Phase” e um efeito “You can add 1 "Bujin" monster from your Deck to your hand, then send 1 card from your hand to the Graveyard”. Visto que não tem ponto e vírgula, quer dizer que não tem custo/target. O último efeito não ativa, ou seja, não começa nenhuma chain, porque não tem pontuação (: ou ;). Tanto condições, como é este caso, como efeitos contínuos não têm pontuação.


Judgment Dragon: Cannot be Normal Summoned/Set. Must be Special Summoned (from your hand) by having 4 or more "Lightsworn" monsters with different names in your Graveyard, and cannot be Special Summoned by other ways. You can pay 1000 Life Points; destroy all other cards on thefield. During each of your End Phases: Send the top 4 cards of yourDeck to the Graveyard.

Contando os pontos finais, este efeito tem 4 efeitos. Primeiro e segundo efeitos não ativam porque são condições de invocação e não possuem dois pontos. O terceiro efeito não tem ponto e vírgula, o que isso quer dizer? Que não tem condição de ativação, é ativado como outro qualquer efeito de ignição, nas main phases. Custo é pagar 1000 e efeito é destruir todas as cartas no campo. Último efeito não tem custo/target porque não tem ponto e vírgula.


Target e outras mecânicas

Uma das partes importantes do PSCT é que sempre que o texto diz “target” esse efeito faz target a uma carta. E quando não diz? Então não faz. Não digam que Hand Destruction faz discard, porque send é diferente de discard. Não digam que Blackship of Corn destrói, ele diz send, não destroy. As mecânicas básicas de mover cartas são send (para o grave, exceto as banidas), return (para o deck do campo, grave ou banido, de banidas para o grave, ou depois de banimento temporário de cartas), add (para a mão do campo, grave ou banido) ou summon (para o campo, exceto no caso de banimento temporário). Banimento temporário refere-se a remover uma carta até x fase/turno (ex. Evilswarm Thunderbird ou Wind-Up Rabbit). Todas as outras mecânicas só acontecem caso a carta diga, apenas essas acontecem sempre que essa ação é tomada.


Conjunções

PSCT introduziu 4 conjunções, são elas “and if you do”, “, and”, “also” e “then”, normalmente usadas na resolução de efeitos (“then” por vezes é usado também em custos). Vou também usar uma mnemónica para ser mais fácil de entender, entre parêntesis (A [conjunção] B). A única destas conjunções que causa perda de timing é a “then”.

“And if you do” implica que a ação antes dessa conjunção é necessária para resolver o que está a seguir, mas não vice-versa (Se A ocorrer, faz B; se B não ocorrer, faz A).

“, and” significa que o que está antes é necessário para resolver o que está depois, mas o mesmo acontece com o que está depois, ou seja, ambas têm de poder ocorrer para ambas ocorrerem, senão nenhuma delas acontece (Se A ocorrer, faz B; se B ocorrer, faz A).

“Also” significa que o antes e o depois são independentes, ou seja, não estão relacionados (Se A não ocorrer, faz B; se B não ocorrer, faz A).

“Then” significa o mesmo que “and if you do” mas causa perda de timing em efeitos que podem perder, conforme já visto no artigo anterior de Missing the Timing (Se A ocorrer, faz B; se B não ocorrer, faz A).

Tudo ou nada

PSCT também introduziu palavras e expressões que tornam a resolução de parte dos efeitos mais fácil, quando envolvem mais de uma carta, ou quando a carta em questão tem de cumprir certos requisitos.

Se a target de um efeito tem de ser Beast-Warrior, será que na resolução tem de se manter Beast-Warrior? Tudo depende do que a resolução disser. Se disser “target” na resolução, todas as características da target mencionadas na ativação têm de se manter na resolução, senão resolve sem efeito (ex. Target do Atlantean Marksman é flipada, logo, não é destruída). Se não disser “target”, por exemplo se referindo à carta como “it” ou “that card”, não tem de cumprir os requisitos na resolução (ex. Target do Felgrand sendo flipado face-down antes do efeito do Felgrand resolver).

E se um efeito fizer target de mais de uma carta e não puder resolver completamente? Por exemplo um Icarus Attack fazendo target de 2 monstros e o oponente fazendo chain de Compulsory numa das targets. Vamos olhar para o texto do Icarus: Tribute 1 Winged Beast-Type monster, then target 2 cards on the field;destroy them. “Them/Those” significa que executa-se a ação a tantos quanto possível, enquanto que “All/Both” significa que se executa a ação a todas as cartas ou a nenhuma. Neste caso como diz “Them” a outra carta é destruída.

Vamos ver outro exemplo: Daigusto Emeral vs D.D. Crow. Daigusto Emeral diz: Target 3 monsters in your Graveyard; shuffle all 3 into the Deck, thendraw 1 card. Isto significa que se uma das 3 targets for banida, nenhuma das outras é retornada ao deck e, pela conjunção “then”, vista anteriormente, não ocorre o draw.


Tudo isto é um pouco difícil de entender à primeira, portanto aconselho a lerem isto várias vezes, todos estes 4 pontos, para assimilarem o máximo de informação possível. Estes pontos solucionam mais de 50% das questões que me colocam a nível de rulings, e se forem bem entendidos tornar-vos-ão mais conhecedores do jogo. E lembrem-se: mais conhecimento = melhores resultados.




Nota: Este artigo apenas aborda características de cartas que estejam escritas em PSCT, ou seja, que tenham sido reprintadas recentemente. Caso a carta seja antiga e não tenha PSCT terão de seguir as regras publicadas pela Konami/UpperDeck visto que estas regras não se aplicam a elas.

TIAGO COSME
OBRIGADO


BROKEN TEAM

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