sexta-feira, 13 de março de 2015

BETTER CALL COSME - RULINGS 1


TIAGO COSME
JUDGE INTERNACIONAL

BETTER CALL COSME

RULINGS





Decidi fazer uma compilação de rulings dos decks meta atuais de acordo com os tópicos mais questionados para ajuda nos últimos regionais/trials e nacional (sendo que o HJ é que terá a última decisão em cada evento). Espero que seja útil.



Regras Meta Atual:

Diferenças America vs Europa:

A principal diferença entre América e Europa a nível de regras é quanto a trigger effects ativarem ou não os seus efeitos. Vou dar alguns exemplos atuais:

- Call of the Haunted vs Raigeki/MST: Raigeki/MST (target Call) é ativado e Call of the Haunted é chainado fazendo target de Satellarknight Deneb ou Elemental Hero Shadow Mist. Resolvendo, o monstro é invocado e é destruído na Chain Link seguinte. Isto significa que ele já não está no campo para poder ativar o efeito numa nova chain.
America: Deneb/Mist não vão ativar o efeito.
Europa: Deneb/Mist podem ativar o efeito.

- Burning Abyss vs D.D. Crow: Phoenix Wing Wind Blast é ativado descartando Graff e D.D. Crow é chainado removendo o Graff de jogo. Graff não se encontra no sítio onde deveria para poder ativar o seu efeito. Esta situação é igual à interação Atlantean/Mermail.
America: Graff não ativa o efeito.
Europa: Graff pode ativar o efeito.

- Burning Abyss vs The Transmigration Prophecy: Mesma situação que a anterior mas Transmigration é chainada, retornando para o Main Deck.
America: Graff não pode ativar.
Europa: Graff não pode ativar.


Vou abordar agora exemplos concretos de rulings para cada deck:

Shaddolls:

Sinister Shadow Games: O efeito que ativa primeiro é sempre o do monstro enviado do Deck e só depois o do monstro flipado. Resolvendo é ao contrario.

Shaddoll Fusion vs Construct: Os primeiros efeitos que ativam depois de um monstro ser invocado por Shaddoll Fusion são os dos materiais, em qualquer ordem se forem opcionais, ou primeiro mandatório e depois opcionais. Depois disso ativa o efeito do Construct. No caso do Eclipse Wyvern ser enviado, CL1 Wyvern, CL2 Shaddoll, CL3 Construct. Resolve ao contrario.

Burning Abyss:

Fire Lake vs Shadow-Imprisoning Mirror/Soul Drain: Se Fire Lake tiver como alvo uma dessas cartas, os efeitos dos BA vão poder ativar e resolver com sucesso.

Dante vs Milling: O mill do Dante é custo, como tal nada pode ser ativado em chain ao efeito do Dante antes do mill ser efetuado. Portanto o jogador declara ativação do Dante, remove o material, milla x cartas e depois pergunta por resposta. Se em qualquer momento em que o Dante tenha o boost o efeito for negado o boost é perdido (mesmo na declaração de ataque).

Ritual Beast:

Ritual Beast Ulti-Cannahawk effects: Ulti- pode chainar os dois efeitos na mesma chain, nesse caso ele pode selecionar as mesmas cartas para os dois efeitos. Na resolução se uma das cartas for enviada para o cemitério em vez das duas targets, o efeito de search vai na mesma resolver com sucesso.

Ritual Beast Special Summon: Apenas um Ritual Beast de cada nome pode ser invocado por turno de forma especial (os que disserem essa frase). Isso significa que se um RB já tiver sido invocado especialmente nesse turno, o jogador não pode fazer target desse monstro com o efeito do Ulti- de invocar, mesmo que consiga fazer com que só o outro seja invocado.

Volcanic:

Volcanic Scattershot vs Burn/Raigeki-like: Quando o Scattershot é enviado para o cemitério pelo efeito de Blaze Accelerator, isto é o que acontece: CL1 Burn, CL2 enviar 2 scattershots para fazer Raigeki; numa nova chain os 2 scattershots ativam para dar Burn em CL1 e CL2. Não é 1500 dano + Raigeki ao mesmo tempo, apesar de na maioria dos casos ser o que acontece para facilitar. Aqui aplica-se a mesma regra dos Atlanteans: Se um dos Scattershots enviados pelo primeiro for removido em chain ao efeito de Raigeki, esse não vai dar dano na América mas dá dano na Europa; se for retornado ao Deck não vai dar dano na Europa também.


Yosenju:

Book of Eclipse vs Yosenju: Se um Yosenju for flipado face-down por Book of Eclipse no turno em que foi normal summoned, ele vai na mesma retornar para a mão na End Phase depois de ser flipado face-up.

Yosenju vs Effect Veiler/Breakthrough Skill: Yosenju não voltam para a mão na End Phase se tiverem sob o efeito de uma dessas cartas. Isso significa que também não voltarão em qualquer outra End Phase até serem Normal Summoned de novo.

Qliphort:

Skill Drain vs Qliphort effects: Se Skill Drain estiver em campo quando um Qliphort entra no campo, ele vai ter o ataque e defesa originais e vai mantê-los mesmo depois de Skill Drain sair (o mesmo acontece se levar com Veiler/BS). Se Towers entrar com Drain face-up os seus efeitos vão ser negados, mesmo depois de Drain sair; no entanto se Drain for ativada depois do summon ele não será afetado pela Drain e manterá os efeitos. Se Skill Drain for ativada com Qlis em campo eles são afetados por monstros de baixo lvl/rank; mesmo que Drain saia do campo eles vão continuar a ser afetados por esses monstros, assim como o ataque continuará no original.

Qliphort Stealth vs trigger effects: Se um monstro do oponente for tributado para Stealth juntamente com um Qli monster, esse monstro (Burning Abyss, por exemplo) não irá ativar os seus efeitos que façam trigger. No entanto, se Dante for enviado para o Extra pelo efeito do Stealth os materiais podem ativar os seus efeitos porque apenas não é possível para o oponente responder imediatamente após a ativação do efeito do Stealth. Isto significa que se o jogador que ativou Stealth chainar algo ao efeito do Stealth o oponente já pode responder (por exemplo com Veiler ou Torrential Tribute).

Nekroz:

Kaleidomirror vs Emptiness: Se Emptiness for chainada a Kaleidomirror, nenhum monstro é enviado do Extra. Se for chainada a outra qualquer Ritual Spell os tributos não podem ser feitos.

Valkyrus vs Unaffected: Se o efeito do Valkyrus de negar ataque e terminar BP for ativado, o monstro que fez o ataque tem de continuar a atacar para a BP terminar. Isso significa que se o monstro for flipado face-down ou for removido do campo (por exemplo por Enemy Controller ou o efeito do Gungnir) o ataque não é negado, não continua mas a BP não é terminada.

Discard vs Macro Cosmos: Se Macro Cosmos, Dimensional Fissure ou Masked Hero Dark Law estiverem em campo, os efeitos de discard podem na mesma ser ativados e resolvem com sucesso, sendo banidos, apesar de ser custo (incluem search, proteção, fim de BP…). Isto acontece porque no custo não aparece “to the graveyard” mas apenas “discard”.

Hero:

Mask Changes (I e II) vs Macro Cosmos:
Se Macro ou Dark Law estiverem em campo, as Mask Change podem ser ativadas e vão fazer summon do monstro.

Masked Hero Dark Law vs Draw: Quando o oponente faz Draw de uma carta fora da Draw Phase e Damage Step, o efeito do Dark Law pode ativar removendo uma carta ao calhas (oponente deve fazer shuffle da mão).

Qualquer outra questão sobre estes ou outros archetypes que acham que deva estar aqui digam que eu faço um Update.

COLOQUEM AS DUVIDAS NA BROKEN TEAM, GRUPO DE FB YUGIOH, OU AQUI NO BLOG!


TIAGO COSME

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