terça-feira, 24 de junho de 2014

Missing the timing – Parte 2 - Tiago Cosme - JUDGE

Missing the timing – Parte 2
Por Tiago Cosme
Judge na Loja Gárgula e Nacional Portugal 2014




Missing the timing – Parte 2
No artigo anterior abordei de forma genérica como as cartas podem perder timing. Neste artigo abordarei em mais pormenor situações específicas em que pode haver perdas de timing, de acordo com as cartas/decks mais usados ultimamente. Não será uma análise exaustiva de quais podem ou não podem perder timing mas sim os casos mais recorrentes. Primeiro que tudo irei rever o básico do artigo anterior.


Muito Importante:
ATIVAÇÃO DE EFEITOS NUNCA FAZ OUTROS EFEITOS PERDER TIMING!


* Os únicos efeitos que podem perder timing são os efeitos com a frase “When… you can”.


* Trigger effects opcionais “When… you can” podem ser ativados se a condição de ativação foi a última coisa a acontecer. Se algo aconteceu depois da condição de ativação ser atingida o efeito perde timing. É esta a definição de “perder timing”.


* Formas de perder timing (Vou chamá-las de regras neste artigo apesar de não serem oficiais, apenas torna mais simples de diagnosticar a perda de timing):

*Trigger ocorrer a CL2 (Chain Link 2) ou superior. [Aqui também se pode incluir o trigger acontecer como custo, que não foi dito no artigo anterior mas que é lógico]

*Trigger ocorrer como CL1 mas antes de “then”

*Trigger ocorrer durante uma ação sem spell speed (Tribute e Synchro Summon) mas não sendo a última coisa a ocorrer.



Vamos então agora abordar casos específicos de interações de cartas:


Nota muito importante: Quando me refiro a destruir pelo efeito da Hand, refiro-me a destruir e fazer summon da outra Hand correspondente, só assim há perdas de timing. Caso uma hand escolha destruir mas não faça summon de outra, não há perda de timing na carta destruída pelo efeito dela.


Fire Hand vs Fire Hand – Se duas hands se destroem uma à outra por ataque, ou caso sejam destruídas em simultâneo por algum efeito, ambas ativam ao mesmo tempo em SEGOC (a ser abordado no próximo artigo) e nenhuma delas perde timing. Caso apenas uma delas seja destruída e fizer target à outra Fire Hand, a Fire Hand destruída pelo efeito da que foi destruída primeiro perde timing. (Regra 2)


Gear Gigant X vs Fire Hand – Quando o Gear Gigant X é destruído pelo efeito da Fire Hand, o efeito dele perde timing, assim como qualquer outro efeito “When… you can”, por exemplo Geargiaccelerator ou outras Hands. (Regra 2)


Invocações e perda de timing – Há formas de fazer cartas perder timing na invocação tanto na parte de quem invoca como na parte do oponente. Imaginemos que eu invoco Traptrix Myrmeleo e ativo o efeito dela e tenho uma Fire Hand no campo também. Se o meu oponente ativar Torrential Tribute em chain ao efeito, ela será CL2 e Myrmeleo CL1. Isso significa que primeiro a TT vai resolver, destruindo a Fire Hand e a Myrmeleo, e depois a Myrmeleo resolve. Como a última coisa a acontecer foi a resolução da Myrmeleo, a Fire Hand perde timing. Caso o monstro não ative nenhum efeito, o oponente pode ativar algo antes do BTH/TT para fazer perder timing, como por exemplo MST. (Regra 1)


Traptrix Trap Hole Nightmare vs Gear Gigant X – Imaginemos que eu invoco um Gear Gigant X e o meu oponente tem uma TTHN face-down. Eu uso o efeito dele e o meu oponente ativa TTHN em chain. CL2 resolve e Gear Gigant X é destruído, CL1 resolve sem efeito. Gear Gigant X vai perder timing. (Regra 1)


Divine Wrath vs Gear Gigant X – Se GGX ativar o efeito e Divine Wrath for ativado em resposta, GGX não perde timing. Isto acontece porque quando uma ativação de um efeito é negada, a Chain Link em que esse efeito estava desaparece na resolução. É esta a diferença entre um efeito “não resolver” (Wrath) ou “resolver sem efeito” (TTHN). Neste caso, como a resolução da Divine Wrath foi a última coisa a acontecer, apesar de ser CL2, é como se se tornasse CL1, sendo que o efeito do GGX não resolve. (Regra 1)


Dupe Frog tributado para Caius/Jinzo – Eu tenho Dupe Frog no campo e tributo-o para invocar Caius the Shadow Monarch. Dupe Frog vai perder timing porque a última coisa a acontecer foi a invocação bem-sucedida do Caius. Isto não acontece devido ao fato do Caius ter um efeito que ativa quando é invocado, pelo que qualquer monstro que seja Tribute Summoned, como por exemplo Jinzo ou Summoned Skull, causa na mesma perda de timing a monstros como Dupe Frog. No entanto apenas monstros com efeitos “When… you can” podem perder timing se tributados para tribute summon, como nos outros casos, não efeitos mandatórios. (Regra 3)


Call of the Haunted vs BTH/TT – Eu ativo o efeito de um monstro e faço chain com CoTH, fazendo target de um monstro com mais de 1500 atk. Quando a chain resolver, o oponente não pode responder ao summon com cartas que só possam ser usadas quando um monstro é invocado, como BTH e TT. Isto acontece porque a última coisa a resolver foi o efeito do monstro, e não a invocação. (Regra 1)


Exciton vs BTH – Já tem acontecido a muitos de vocês esta situação, visto o Exciton ser um monstro muito usado e muitas vezes haver chains envolvendo o efeito dele. Caso o efeito do Exciton seja CL1, ou seja, seja o primeiro efeito a ser ativado, não existe perda de timing com as cartas que forem para o cemitério, mas se o efeito do exciton for CL2+ já causa perda de timing. Se eu invocar o Exciton pode haver 2 hipoteses: ou quero que os monstros dele percam timing para ativar, ou quero que os meus não percam. Caso eu pretenda que os meus não percam uso o efeito dele assim que ele entra no campo (eu como Turn Player tenho prioridade para ativar o efeito antes de BTH/TT mas depois de Solemn Warning), tornando-o CL1 e depois o oponente já pode ativar o que ele quiser. Isto não tem a ver com a prioridade que existia anteriormente relativa aos ignition effects, mas sim por o TP ter sempre prioridade para ativar quick effects antes do oponente. Caso pretenda que os dele percam timing, espero por uma resposta ao chain, que provavelmente será compulsory, BTH, TT, para ele forçar o efeito, e aí sim usa-se o efeito do Exciton. Como o efeito dele ativou em CL2, a última coisa a acontecer não será a destruição das cartas mas sim a resolução da carta do oponente. Caso ele não ative nada posso eu ativar algum efeito, por exemplo MST, e fazer chain do efeito do Exciton. (Regra 1)


Sylvan Sagequoia vs Hermitree/Princessprout – Muitas questões têm aparecido quanto a como usar os efeitos dos Sylvans quanto ao excavate, nomeadamente sobre essas 3 cartas. Por norma, a mecânica “excavate” não causa perda de timing, no entanto se uma das 3 regras acontecerem, pode acontecer perda de timing. Sagequoia pode perder timing se o monstro escavado não for a última coisa a acontecer. Hermitree não causa perda de timing no efeito dele, porque diz “and if you do” e não “then”, como vimos na Regra 2, ou seja, com o efeito do Hermitree, Sagequoia pode ser ativado, mesmo que em chain ao efeito do Sylvan no grave, formando SEGOC. No caso da Princessprout (1º efeito), o monstro é escavado e depois (“then”) pode se colocar um sprout no topo do deck. Este exemplo é muito semelhante às Hands, ou seja, se se colocar um sprout no topo do deck, o timing é perdido para efeitos que têm como trigger o envio para o cemitério de um Sylvan, como o Sagequoia. No entanto, visto colocar o Sprout é opcional e decidido nessa altura depois de escavar, caso se escolha não colocar o Sprout no topo, Sagequoia pode na mesma ser ativado, porque a última coisa a ocorrer foi o envio do Sylvan para o grave. (Regra 2)


Ryko vs Elemental Hero The Shining – Ryko é um caso muito diferente. Ele faz outros efeitos perder timing se destruídos pelo efeito dele mas não tem a partícula “then”. Isto acontece porque “then” significa que a primeira parte da resolução é necessária para a segunda parte ser aplicada, o que não acontece no caso do Ryko, as duas são diferentes. Portanto caso Ryko seja flipado e destrua por efeito The Shining, ele vai perder timing em trazer os EH para a mão. (Regra 2)


Apliquem estas 3 regras a todas as situações com que se depararem de efeitos “When… you can” e serão bem-sucedidos em saber se nessa situação específica o efeito perde timing ou não. Lembrem-se de construir a chain da forma correta, com os Chain Links certos, e de que a chain resolve sempre ao contrário do que ativa.

OBRIGADO
TIAGO COSME

7 comentários:

lombriga disse...

Bom artigo. Mais destes please.

zézé disse...

Parabéns por o artigo! ;)

João Romão disse...

Muito bom Cosme!

Felipe disse...

Muito bom! Continue fazendo esses artigos =D

Anónimo disse...

Onde meto o like!?
Muito bom!

GALI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GALI disse...

https://www.facebook.com/pages/Broken-Team/231577740279304?notif_t=page_new_likes

Mete ai na pagina da Broken Team :)