quarta-feira, 2 de julho de 2014

Missing the timing – Parte 3 - Tiago Cosme - JUDGE


Por Tiago Cosme











Missing the timing – Parte 3

Depois de termos falado acerca das perdas de timing, no artigo anterior, irei falar agora sobre uma das mecânicas mais importantes de Yugioh. Esta mecânica também pode causar perda de timing e é das mais complicadas neste jogo. Estou a falar de SEGOC.

O que é SEGOC? “Simultaneous Effects Go On Chain”. Isto significa que quando 2 efeitos, normalmente trigger effects, tentam ativar ao mesmo tempo, é criada uma ordem pela qual os efeitos são colocados na chain, por exemplo se um Dark Hole destruir 2 Dandylions.

Primeiro que tudo temos de entender quais os efeitos que podem formar SEGOC. Trigger effects são efeitos de velocidade 1 (Spell Speed 1), ou seja, efeitos que não podem responder a outros efeitos, exceto exatamente nesta situação de SEGOC, onde são ordenados por uma determinada ordem. Estes efeitos apenas ativam quando algo (o trigger deles) acontece, ao contrário dos Ignition Effects que só podem ser ativados nas Main Phases e sem nada de especial acontecer.

Imaginemos, como no exemplo anterior, que 2 Dandylions são destruídos por um Dark Hole. Ambos vão ativar numa chain especial. Esta situação não causa perda de timing, mesmo que as cartas pudessem perder, como é o caso das Hands. Lembrem-se da regra principal da perda de timing: Ativações de efeitos nunca causam perda de timing. Quais então são as regras para a construção de uma chain em que ocorra SEGOC?

Efeitos Mandatórios do Turn Player
Efeitos Mandatórios do Non-Turn Player

Efeitos Opcionais do Turn Player
Efeitos Opcionais do Non-Turn Player


O TP (Turn Player) é sempre o jogador que está com a posse do turno atual, independentemente de quem ativou a carta que causa o trigger. Portanto Player 1 (P1) ativou Dark Hole, sendo logicamente o TP, que destruiu os 2 Dandylions. Como irá a chain ativar? Basta usarmos a regra acima mencionada:

Chain Link 1: Dandylion P1
Chain Link 2: Dandylion P2


Pelas regras normais das chains, ela resolve ao contrário, ou seja:

CL2: Dandylion P2
CL1: Dandylion P1


Agora imaginemos que 2 efeitos da mesma categoria atingem o trigger ao mesmo tempo e sendo do mesmo jogador. O que acontece? É esse mesmo jogador que decide a ordem dos Links. Por exemplo se P1 controlar 2 Ice Hand e o P2 ativar Dark Hole e tiver 2 S/T face-down, P1 pode ativar as 2 Ice Hand e escolher a ordem dos seus efeitos. O mesmo acontece se os efeitos não forem iguais mas desde que estejam na mesma categoria (mesmo jogador, ambos mandatórios ou opcionais).

E caso 2 efeitos atinjam o trigger em tempos diferentes, sejam do mesmo jogador e da mesma categoria, mas o trigger de ambas seja atingido antes de qualquer uma poder ativar? Se nenhum deles perder timing, o primeiro a atingir o trigger irá ativar primeiro. Por exemplo eu tributo Reborn Tengu para invocar Caius the Shadow Monarch. Reborn Tengu foi tributado primeiro para a invocação do Caius, e só quando a invocação do Caius é bem-sucedida é que ambos os efeitos tentam ativar. Como vimos, os efeitos que atingem o trigger primeiro ativam primeiro. Neste caso, o que aconteceu primeiro? Tengu sair do campo, ou a invocação do Caius ser bem-sucedida? Tengu sair do campo. Isso significa que Tengu será CL1 e Caius será CL2, resolvendo ao contrário.


Imaginemos que 1 Geargiaccelerator, 1 Ice Hand e 1 Dandylion sejam destruídos ao mesmo tempo, sendo 1 Ice Hand e 1 Dandylion do Player A (PA) e 1 Geargiaccelerator do Player B (PB), com uma S/T setada. Player B ativa Dark Hole. Como se ativam esses efeitos? Vamos recorrer à regra mencionada:

TP Mand. – Nenhum
NTP Mand. – Dandylion
TP Opc. – Geargiaccelerator
NTP Opc. – Ice Hand


Portanto: CL1 Dandylion, CL2 Geargiaccelerator, CL3 Ice Hand. A chain resolve ao contrário, ou seja:

- Ice Hand resolve destruindo a S/T e invocando Fire Hand.
- Geargiaccelerator resolve, trazendo um Geargia para a mão.
- Dandylion resolve invocando 2 tokens.


Nestes casos poderia pensar-se que Accelerator ou Ice Hand poderiam perder timing, mas isso não acontece pois, como dito nos artigos anteriores, este caso não corresponde a nenhuma das 3 regras principais que causam a perda de timing. O que acontece aqui é todos esses efeitos serem ordenados através de uma chain construída por SEGOC.

Outra situação importante é que cartas/efeitos não podem ser ativados entre Links de SEGOC, ou seja, visto que todas as ativações acontecem ao mesmo tempo, só se pode responder através de efeitos após o último CL vindo de SEGOC ser ativado. Tomando como exemplo o anterior (CL1 Dandylion, CL2 Geargiaccelerator, CL3 Ice Hand) o único efeito que pode ser respondido é o último a ativar, ou seja, Ice Hand. Não se pode ativar Solemn Warning/Debunk ao efeito do Dandylion nem Infernity Barrier ao efeito do Geargiaccelerator. Apenas se pode ativar essas cartas para negar o efeito da Ice Hand.


OBRIGADO
TIAGO COSME

Sem comentários: