quinta-feira, 31 de julho de 2014

Damage Step - Tiago Cosme

Damage Step
Por Tiago Cosme
Judge na Loja Gárgula e Mundial Yu-gi-oh! 2014





Tiago Cosme
Damage Step
Depois de termos abordado a Battle Phase no artigo anterior, iremos abordar a Damage Step (DS) em particular neste artigo. Sim, a fase do jogo que causa mais confusões. Vamos tentar abordá-la da forma o mais completa possível neste artigo para diminuir as dúvidas e questões de todos sobre ela.


Como é constituída a Damage Step?
Há quem se refira a “etapas” ou “substeps” da DS para ajudar a memorizar o que acontece durante ela, mas visto que esses substeps não são considerados oficiais, vamos separar o que acontece na Damage Step em 3 partes: antes, durante e depois da damage calculation.


Antes da damage calculation ocorrem o início da damage step (onde ativam efeitos como Catastor e Grand Mole, só com uma chain possível), depois disso o flip dos monstros face-down e “antes da damage calculation”, ou seja, chains sem número que podem ser construídas até aos jogadores atingirem a damage calculation.


Durante a damage calculation é a parte da damage step onde o dano é calculado. Antes do dano ser calculado existe uma, e só uma, chain, onde podem ser ativados efeitos como Honest e Bujingi Crane.


Depois da damage calculation existem vários efeitos que fazem trigger e é das partes mais confusas da DS. Primeiro são ativados os efeitos que têm como trigger o dano causado pela batalha (ex. FF Bear) e efeitos que ativam “depois da damage calculation” como alguns monstros D.D., de seguida efeitos de flip (e efeitos mandatórios que têm como trigger o flip de um monstro, como Geargiarmor), e por fim efeitos que ativam quando monstros são destruídos ou quando são enviados para o cemitério, como FF Gorilla e BW Shura (esta última parte chama-se “fim da DS”).


Que cartas podem ser ativadas na Damage Step?
As cartas que podem ser ativadas na Damage Step dependem da parte da DS em que nos encontramos: antes, durante ou depois. Existem cartas, no entanto, que podem ser ativadas em qualquer parte da DS, são elas: counter traps, trigger effects, quick effects de monstros que negam a ativação de efeitos/cartas ou que negam efeitos tendo de fazer chain diretamente ao efeito (por isso Felgrand não pode) e só podendo negar esse mesmo efeito (por isso Giant Hand não pode), quick effects mandatórios (como Giant Red Hand) ou efeitos que digam especificamente que podem ser ativados na DS. Além destes efeitos:


Antes podem ser ativados efeitos que alterem de forma direta o atk/def dos monstros, desde que sejam velocidade 2 ou 3 (traps, quick effects ou quick-play spells).


Durante podem ser ativados apenas esses efeitos se disserem “damage step” (ex. Honest) ou “damage calculation” (ex. Bujingi Crane) no texto.


Depois não podem ser ativadas cartas que alterem atk/def, mas podem ser ativadas cartas que a Konami disse que podem ser, como Michizure, Numinous Healer…


Notem que sempre que uma carta diga “(except during the Damage Step)” ela não pode ser ativada na DS mesmo que cumpra os requisitos necessários.

Exemplos práticos:

Nada melhor que alguns exemplos para explicar como estas mecânicas funcionam.


Fire/Ice Hand:
Quando o efeito das hands é ativado quando destruídas por batalha, o efeito ocorre no fim da Damage Step. Isso quer dizer que a carta só pode ser ativada se cumprir os requisitos de ativação na DS (ex. Warning, Debunk).


Forbidden Lance:
Forbidden Lance altera diretamente o ataque de um monstro, portanto pode ser usada antes da damage calculation. Como não está escrito no texto da carta “damage step” ou “damage calculation” não pode ser ativada na damage calculation.


Honest/Crane:
Honest/Crane alteram diretamente atk/def de um monstro, além disso dizem “damage step/calculation”, por isso podem ser ativados na damage calculation. Crane não pode ser ativado antes da damage calculation porque o texto não o permite.


LaDD:
Light and Darkness Dragon nega ativações de efeitos, mas sem destruir as cartas. Sendo que nega ativações, pode ser ativada em qualquer parte da DS.


Bujingi Turtle/Hare:
Hare não pode ser ativado na DS porque não cumpre os requisitos necessários. Turtle podia ativar em qualquer parte da DS porque nega efeitos fazendo chain diretamente e só negando esse efeito. No entanto, com o novo reprint que teve deixou de poder ser ativada durante a DS. Isto não se aplica a outros efeitos semelhantes, como Skull Meister.
Cairngorgon:
Cairngorgon não pode ser ativado na DS porque não cumpre os requisitos necessários para ativar na DS, ele apenas redireciona o efeito para outra target, não o nega (caso negasse em vez de redirecionar podia).


Catastor:
Se Catastor atacar um monstro face-down o efeito dele não ativa. Isto acontece porque primeiro ocorre o “início da damage step” e só depois os monstros flipam. Como o monstro face-down não tem atributo visível, Catastor não consegue verificar se é Dark ou não.


Photon Strike Bounzer:
Bounzer pode ser usado na DS porque nega um efeito diretamente, apenas podendo negar esse efeito. Efeito similar ao Skull Meister.


Bottomless Trap Hole/Torrential Tribute:
Estas cartas não podem ser ativadas na DS porque não cumprem os requisitos necessários. Portanto caso um Gorz ou Tragoedia sejam invocados na DS ou através do efeito da Abysslinde, nenhuma dessas cartas que responde ao summon pode ser ativada, counter traps podem, como é o caso da Solemn Warning.

Espero que as vossas dúvidas quanto à DS estejam mais bem esclarecidas. Caso mesmo assim existam, que tenho a certeza que irá acontecer, basta entrarem em contato comigo via Facebook ou comentando neste post.


OBRIGADO
TIAGO COSME

Sem comentários: