segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"TOCA E FOGE" Deck Discussion By Exxod


Deck Discussion By Exxod

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Boas pessoal e desde já quero agradecer ao Bruno (Gali) e ao resto do pessoal da Broken Team por me deixar escrever aqui.
Para quem não me conhece sou o Hugo, Exxod na Diver, e sou o "responsável" pelos torneios na Express Media, em Mem-Martins. Não tenho grandes “Top’s” ou conquistas, sendo que a única coisa que fiz de maior relevo foi um Top 4 no Nacional de 2011 com WaterSynchro.

Para um primeiro artigo da minha parte decidi falar sobre o Deck que tenho vindo a jogar nos últimos tempos e que felizmente tem tido resultados bastante positivos, sobretudo o Top 4 no Mega da Liga de Verão da Express Media.

Eu gosto de lhe chamar “Toca e Foge”, já que a estratégia principal do Deck é ter monstros que não sejam afectados ou “fujam” a cartas e efeitos que os adversários activem. O Deck funciona na base de usarmos os nossos monstros para inutilizar as cartas do adversário e fazer com que estas não nos prejudiquem como se fosse um outro Deck. Esta estratégia aliada a cartas como Compulsory Evacuation Device e Escape Device fazem com que seja difícil para o adversário manter monstros em campo, podendo assim atacar directo com os próprios monstros.
Este Deck ganhou jogabilidade com a saída de algumas cartas, sendo que 3 das mais importantes são; 1º - Wind-Up Rabbit, 2º - Compulsory Escape Device e 3º- The Seal of Orichalchos.
É uma espécie de Stun mas com as mãos certas e alguma sorte consegue-se fazer jogadas bastante interessantes e até alguns XYZ’s. Tenho testado várias Builds mas fica aqui a que usei ontem no Torneio Final da Liga de Verão e no qual fiquei 3-2, falhando o Top8 por pouco.

Fica aqui a Decklist :

















Monstros (16):
3x Thunder King Rai-Oh
3x Wind-Up Rabbit
2x Reborn Tengu
2x Tour Guide from the Underworld
2x Tragoedia
2x Winged Rhynos
1x Spirit Reaper
1x Sangan

Spells (11):
3x Mystical Space Typhoon
2x Pot of Duality
2x Soul Taker
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Forbidden Lance
1x The Seal of Orichalcos

Traps (15):
3x Compulsory Evacuation Device
2x Compulsory Escape Device
2x Solemn Warning
2x Mirror Force
2x Dimensional Prison
2x Torrential Tribute
1x Solemn Judgment
1x Starlight Road

Podemos então começar a “discussão” sobre algumas cartas do Deck:

Esta é sem dúvida a carta principal deste Deck. A habilidade de “fugir” a cartas como Dimensional Prison, Torrential Tribute, Dark Hole, entre outras e o facto de que o seu efeito de voltar na Standby Phase não é algo que possa ser negado por Solemn Warning ou ser respondido com cartas como Torrential Tribute torna-o um dos melhores monstros que actualmente existem no jogo. Neste Deck desempenha um papel muito importante já que um dos melhores combos surge quando activamos um Compulsory Escape Device e escolhemos como target ele e um o adversário escolhe um monstro do seu lado do campo, sendo que podemos activar o efeito do Wind-Up Rabbit e “fugir” ao Escape Device forçando o adversário a devolver o seu monstro para o deck.
Tenho ainda de dizer que Wind-Up Rabbit sobre Seal of Orichalchos fica um beater de 1900 de ATK praticamente indestrutível e cria grandes complicações para o adversário se livrar dele.

Uma das melhores cartas de há alguns formatos atrás, quando se fazia 3 Synchros com 3 Tengu, esta carta perdeu bastante jogabilidade com a sua semi-limitaçao e foi abandonada dos principais decks. No entanto neste Deck é uma carta fantástica já que embora não fuja permite-nos manter um monstro em campo mesmo que leve com cartas como Dimensional Prison ou Bottomless Trap Hole.
É também bastante boa para “puxar” Solemn Warning’s da parte do adversário, já que para o tirarem de jogo efectivamente teriam que gastar no mínimo 2 cartas.

Tour Guide from the Underworld/ Sangan:
Á primeira vista nem a Tour Guide nem o Sangan parecem ter espaço num deck de Stun/Antimeta.
Mas neste deck é uma das melhores cartas que podemos ter na mão inicial. Para além de nos dar acesso á vasta gama de Rank’s 3 que existem no jogo, dá-nos acesso ao Wind-Up Carrier Zenmighty, que depois nos consegue dar até 2 Wind-Up Rabbit, a carta principal do deck.
O Sangan tem a mesma característica de nos dar acesso ao Rabbit, para além de que também ajuda na parte de “puxar” cartas do adversário para se livrarem dele.

Uma carta já velhinha, mas que encaixa perfeitamente no tema do deck. Esta não precisa de grande explicação já que o seu efeito diz tudo.

Tragoedia:
Mais uma carta “estranha” para um Deck de Stun/Antimeta mas a Tragoedia desempenha um papel importante neste Deck. Para além de poder funcionar como um Beater caso tenhamos bastantes cartas na mão, a sua principal função acaba por ser evitar que levemos OTK’S, já que neste Deck é bastante comum ficarmos sem campo no turno do adversário. Tem ainda a possibilidade de nos dar acesso a Rank’s 4 e 3 e até roubar monstros do adversário quando temos cópias mortas dos nossos próprios monstros na mão.

Soul Taker:
O Soul Taker garante que o adversário, caso não tenhamos removal em forma de Trap, não fica com monstros maiores que os nossos e permite que os Rabbits ou os Tengus façam o seu trabalho. É ainda bastante importante para fazer monstros como Lightpulsar Dragon ou The Shinning perder o “timing”. Também ajuda para nos livrar de monstros com alta DEF que fiquem em campo, por exmplo Spirit Reaper ou Geargiamor.


Uma óptima carta neste Deck. Embora destrua monstros que tenham sido Special Summon e não nos deixe fazer XYZs ou Synchros o facto de dar mais 500 pontos de ATK a cada monstro nosso é um grande efeito e faz com que para além de “indestrutiveis” os nossos monstros fiquem autênticos beaters. Por exemplo, jogá-la depois de termos 1 ou 2 Rabbit em campo cria uma situação de enorme desvantagem para o adversário.

Um espécie de “clone” do Compulsory Evacuation Device que á primeira vista parece “equilibrado” e nada de mais. Mas é então que monstros como o Wind-Up Rabbit ou o Winged Rhynos entram e tornam a carta muito boa. Embora diga na carta que cada jogador tem que devolver um monstro para o Deck caso nós não mandemos um monstro, fugindo com o Rabbit ou Rhynos, o adversário é obrigado a devolver na mesma um monstro que controle para o deck, o que faz a carta muito boa neste deck.


O Extra Deck não é nada de “especial” sendo que leva vários Rank’s 4, como Maestroke e Papilloperative, e vários Rank’s 3, como por exemplo Temtempo, Acid Golem, Leviar e o nosso amigo Zenmighty.

O Deck é relativamente barato e, na minha opinião, bastante competitivo, por isso se tiverem oportunidade façam uns jogos com o Deck.

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários e podem contar com artigos sobre Decks ou cartas interessantes da minha parte. Por agora é tudo e espero que tenham gostado.

HUGO MORGADO
EXXOD

6 comentários:

Anónimo disse...

muito bom deck, exelente stun que o deck faz, mas 42 cartas porque?
ultimamente em variados tipos de decks lists tenho visto que jogam sempre com mais de 40 cartas, qual é a explicaçao?
cumps :)

João Romão disse...

Tive oportunidade de ver este deck e o do Miguel Matos no top 4 da Liga da Express e gostei bastante da sua mecânica. Numa altura em que todos jogam decks de +1 é preciso ser bastante original e criativo na construção de um deck deste género. A ideia da inclusão do Orichalcos está genial, pois permite que os monstros se tornem autênticos beaters.Mas não será uma grande condicionante não poder fazer XYZ's?
Anyway, parabéns pela build Hugo. :-)

GALI disse...

O unico xyz que neste deck gostas de fazer logo é o carrier com a tgu.E é logo ao inicio para deixar o rabbit.De resto só corres 1 orichalcos por isso se precisares de 1 xyz para escapar de alguma situação eu penso que isso dá para fazer muitas vezes.Mas normalmente não vais querer gastar os rabbits num xyz a n ser como disse numa situação de escape.

;)

GALI disse...

42 só ele pode responder a isso : P.Mas acho que foi porque n queria perder opções no deck e 42 não reduz assim tanto as probabilidades no deck.

;)

hugo disse...

Eu raramento corro decks com 40 cartas, excepto quando é mesmo necessário. Neste tipo de deck não vejo grande problema com mais 2 cartas, sendo que esses 2 slots extra abrem espaço para mais protecção. Claro que o ideal é sempre correr 40 mas não sei porque nunca fui muito fan xD

hugo disse...

Já agora, nem reparei no comentário do João, o extra só costuma ser usado mesmo na abertura, pa dar logo Rabbits. Claro que ás vezes há necessidade de fazer um Rank 4 ou outro Rank 3 mas até hoje nunca entrou em conflito o Seal com essas situações.