segunda-feira, 2 de setembro de 2013

League of Legends | Fizz By Rui Andrade

Clicar na imagem para continuar.

Artigo por: RUI ANDRADE
Seguidor do blog.

Fizz
Boas pessoal, venho-vos falar de um dos melhores “mid” do jogo “League of Legends”, Fizz, The Tidal Trickster.
O Fizz é um melee mage, ou seja, não tem range. Com isto poderíamos concluir que seria difícil farmar numa lane onde a maioria dos Champions têm range, mas essa teoria está errada, é muito fácil farmar com este Champion devido ás suas habilidades, das quais vou falar a seguir.

Habilidades AKA Skills


Passive: Nimble Fighter:
(Innate): Fizz’s dexterity allows him to perpetually ignoring unit collision and take 4/6/8/10/12/14 reduced physical damage from auto attacks.

Esta passiva pode não parecer das melhores do jogo mas se pensarmos bem na mecânica do Fizz iremos chegar à conclusão de que é muito boa. Resumindo, ele Ignora a colisão com unidades, ou seja, não tem que se desviar dos minions, o que faz dele um champion muito rápido e previsível, e leva menos dano de auto-ataques, o que também é muito bom porque como ele não tem range seria muito difícil farmar sem estar constantemente a levar dano do adversário, esta passiva dá-lhe também alguma sustentabilidade.



Urchin Strike:
(Active): Fizz dashes a fixed distance in the direction of his target,dealing is total attack damage as physical damage plus additional magic damage to it. The ability will also apply on-hit effect.

Esta habilidade é sem duvida uma das razões pelas quais o Fizz é rápido e imprevisível, com esta habilidade ele “salta” em direcção ao adversário mas como esta habilidade tem uma distância fixa também pode ser usada para fugir, usando como alvo um minion que esteja perto. Outra particularidade desta habilidade é a sua sinergia com o “W” (Seastone Tridente), que vou falar mais a frente. É por esta habilidade ser tão boa é que o item principal do Fizz é a Linch Bane.



Seastone Trident:
(Passive): Fizz’s autoattacks rend his target, dealing magic damage over 3 seconds that strengthens if the opponent is low on life. Multiple autoattacks will only refresh the duration.
(Active): Fizz’s attacks are empowered for the next 5 seconds dealing additional magic damage on-hit and causing grievous wounds to his opponents.

Bem, vou começar por explicar um pouco do quanto esta habilidade torna este champion tão bom. Esta habilidade, mesmo quando não está activada, faz com que os autoattacks do Fizz dêem DPS (damage per second), o que lhe dá um early game e habilidade de farmar incrível.
Quando este skill é activado faz com que dê ainda mais dano ao hit, e o facto de causar grievous wound é muito útil, principalmente contra champions como o Swain e Fiddlesticks.


 

Playful/Trickster:

Playful:
(Active): Fizz hops onto his trident in a nearby location, becoming untargetable for 0.5 seconds and gaining the ability to use trickster before the effect ends.
If Fizz does not use it, he will slam the ground below him, dealing magic damage and slowing nearby enemies for 2 seconds.

Trickster:
(Active): Fizz hops off from his trident to a nearby location, dealing magic damage nearby enemies in a smaller area than Playful. This ability will not slow enemies.

Esta habilidade é uma das que fazem do Fizz um champion com muita mobilidade, o que é muito bom neste jogo, é preciso conseguir entrar rápido num team fight mas também é preciso conseguir sair dele. Com o Playful/ Trickster é muito fácil, podemos usar, por esta ordem:
Seastone tridente Urchin Strike com este pequeno combo vamos conseguir tirar muito dano principalmente se já tiver Linch Bane.


Contudo, neste momento iriamos estar no meio do team fight e aí iríamos usar o Playful/Trickster para sair. Com este Skill podemos também atravessar as paredes mais finas no jogo.


 

Chum the Waters:
(Active): Fizz throws a fish in a line that will bind itself onto the first enemy champion it hits. If it doesn’t hit a champion it will stay on an area, and it will stick to the first enemy champion that walks into the area. The champion that has the fish attached will be slowed by 50%. Regardless of position, after 1.5 seconds, a shark will emerge from the earth and eat the fish, dealing magic damage, knocking up and slowing all enemies in the area for 1.5 seconds.

Este é o ultimate do Fizz, é pena ser um skill shot, ou seja, nem sempre é muito fácil de acertar mas com a prática torna-se mais fácil. O ultimate do Fizz serve muito bem para começar um team fight e obriga-los a afastarem se de quem tem o peixe, e a partir daí vamos conseguir matar um champion Squishy com o combo que à pouco falei. Este ultimate pode também servir para fugir ou para ajudar alguém da equipa a fugir, visto que é um ultimate com muito CC (Crowd Control). Se analisarmos bem poderemos ver aquilo a que me refiro, quando eles têm o peixe ficam slow, depois são levantados e quando batem no chão ainda vão estar slow, isto é sem duvida muito bom.

O combo será então, dependendo das situações:

RWQE.

Aconselho sem duvida alguma a experimentarem, requer algum skill mas vale a pena.

Artigo por:
Rui Andrade


SEGUIDORES DO BLOG QUE GOSTARIAM DE PARTICIPAR, SÓ TÊM DE CONTACTAR A NOSSA EQUIPA! 
ESTAMOS ABERTOS A PARTICIPAÇÕES DOS NOSSOS LEITORES!

GALI

6 comentários:

Anónimo disse...

Boas, sou um jogador avido de league of legends e gostei do teu post, só tenho uma coisa a apontar. O fizz é um champion que tem poucos counters, mas quando leva counter, não farma, ponto. e até contra qualquer range champion é muito, mas muito mesmo difiçil de farmar, daí o fizz ser mais um roamer, apenas a partir de nivél 6 vais conseguir pressionar a tua lane e o fizz funciona mais ou menos como um kassadin, é suposto ter uma lane horrivél até nivél 6 e ser compensado se se sair bem nela, senão, tens de apanhar kills, isso viu-se bem no C9 vs DIG ontem, em que o fizz tava 100 farm atrás da Diana do Scarra. Não gostei apenas que generalizasses que é façil de farmar, porque não é :P

GALI disse...

Boa Vasco, obrigado por a tua opinião :).
É bom que o pessoal discuta os artigos, e tu Vasco podias também partilhar alguma coisa sobre o tema porque sei que até percebes do mesmo.

;) ?

Obrigado Rui Andrade

Anónimo disse...

Como te disse no face, terei todo o gosto, façam mais posts e terei todo o gosto de adicionar alguma coisa/discutir o assunto com quem estiver interessado em o fazer :)

lombriga88 disse...

É normal que haja discordância neste tipo de guias, tutorials ou opiniões pessoais. Provavelmente a pessoa que escreveu o artigo escreveu consoante a sua experiência nos jogos que fez.

As situações são infinitas, o numero de pessoas enorme, discordar é fácil.

Eu li o artigo e gostei, mas também não concordo em alguns pontos. Still não jogo mid, por isso também não tenho uma opinião bem formada.

Rui Andrade disse...

Boas, eu disse que é fácil de farmar porque se quiseres farmar contra champions como Diana, tens que a tirar da lane, daí ter falado do combo em que o E serve para desengage, ou seja, vais dar free damage, mesmo a Diana sendo possivelmente a lane mais difícil para o Fizz. Em todo o caso gosto de criticas e percebi sem duvida o que quiseste dizer, espero que percebas também o meu ponto de vista.

Em todo o caso irei falar em builds e em counter na segunda parte do artigo.

Obrigado a todos.

Rui Andrade

João Daniel Canelas disse...

É importante referir que este champion domina em ranked muito frequentemente devido ao facto de ninguém aplicar pressão nele antes de level 6. Se quiserem ganhar jogos "à bruta" usem este champion, tem poucos counters e é extremamente fácil de fazer snowball. Eu recordo-me que estava 0-6 contra um ryze mid e acabei o jogo 9-6 pq apanhei-o fora de posição e a partir daí foi comprar lich bane e deathcap e matar quem queria. Além de ser um dos champions que é considerado "OP" também é um dos champions mais divertidos do jogo, aconselho vivamente a todos os leitores a juntarem IP para comprar pq é um champion altamente.

Cumprimentos!