quinta-feira, 5 de setembro de 2013

YU-GI-OH! | Iniciativa: Team Wars PT



Iniciativa: Team Wars
ANDRÉ LUCAS




Iniciativa: Team Wars

Boas pessoal, quero por este meio explicar uma nova iniciativa que tenho seguido noutro forum e só vejo vantagens de começar a utilizar aqui.

Pelos vistos já houve o conceito de Team Wars na nossa comunidade, mas quero voltar a trazer-la com algumas novidades e outros pormenores para aliciar o pessoal a fazer equipas ou a manter estas mais activas, porque vamos ser honesto, equipas em portugal só servem para trocar/emprestar cartas entre os seus membros. Não vai ser só uns amigáveis, pois vai ser implementado um sistema fiável de Ranking entre equipas e até jogadores, para determinar as melhores equipas e os melhores jogadores.

Para já peço que membros da diver e mesmo equipas já feitas avisem aqui que pretendem entrar nesta competição para começarmos a ter noção se necessitamos de ajustes ou se ja podemos começar...ou até mesmo cancelar esta ideia.

Deixo aqui basicamente um template das regras e pormenores para iniciar uma nova season, logo sugestões/criticas são muito bem-vindas.

O que é uma Team War?

Team wars é um conceito que envolve varias equipas a competirem entre si através de vários tipos de guerras que irei explicar mais a frente.

Regras de equipas

-Cada equipa para já deve conter no mínimo 3 elementos e não tem limite de membros.

-Cada equipa deve criar um tópico no forum de equipas aqui da Diver, colocando as informações que acham mais pertinentes e os seus membros da equipa, obrigatoriamente nome na Diver, nome no DuelingNetwork e possivelmente outro contacto para falar como Skype ou mesmo facebook. Será neste topico que as equipas iram comunicar para iniciar team wars por exemplo.

-É necessário ter um membro Capitão, que irá ter tarefas triviais nas Team Wars.

-Um jogador só pode pertencer a uma equipa.

Como é que as equipas iniciam uma Team War?

-Os responsáveis para organizar Team Wars são os capitães das duas equipas. Este processo pode ser feito através do tópico de uma equipa, onde o capitão da equipa que pretende desafiar comunica e o capitão da equipa desafiada responde. Outros membros podem também responder mas tem que haver a palavra do capitão que este novo membro está a tratar das suas tarefas.

-Para já não vai haver regra especifica de quem vocês podem desafiar, mas este processo é somente tratado pelas equipas e não por terceiros. Apelamos especificamente ao bom senso das equipas a não procurarem combaterem sempre a mesma equipa varias vezes seguidas.

-O tipo de guerra tem que ser acordado entre os dois capitães e por fim, para dar inicio a guerra é necessário a aceitação de um dos responsáveis pela área de Team War.

-Só é permitido guerras entre equipas e não entre jogadores.

Regras gerais para as Team Wars

-Após uma guerra ser acordada, é necessário a criação de um tópico com o seguinte template para titulo: "Equipa X vs Equipa Y - [Nome do tipo de guerra]".

-Após cada jogo entre membros das equipas, é necessário reportar com um post neste tópico a dizer o seu resultado. O tópico também pode ser utilizado para um membro dizer que está online e disponível para duelar.

-Todas as guerras serão feitas com duelos à melhor de 3.

-Cada guerra tem que ter um mínimo de 3 jogadores e estes 3 jogadores tem que pelo menos fazer um jogo na guerra, em qualquer tipo dela.

-O formato será sempre o actual, mas haverá a possibilidade de fazer seasons com formatos antigos ou pré-definidos.

-Os duelos devem ser feitos, por defeito, no DuelingNetwork. Se dois membros pretenderem usar o DevPro e este tiver condições para tal na altura, então será permitido fazer.

-Uma equipa pode estar a fazer até duas Team Wars em simultâneo.

Tipos de Team Wars

Estes são os 3 formatos de guerras habitualmente usados:

-Crossfire: Cada equipa começa com o mesmo numero de jogadores. Quando um membro perde num duelo, este é removido da War. A primeira equipa a chegar a 0 membros perde a War.

-Vidas: Cada equipa começa com a mesma quantidade de vidas. Quando um jogador perde, a sua equipa perde um coração. A primeira equipa a chegar a 0 vidas perde a War. O numero de vidas são estabelecidas pelos capitães e devem conter no mínimo 6 vidas.

-Vidas com limitação: Exactamente igual a anterior, mas cada jogador só pode fazer no máximo 2 duelos. Este numero pode ser alterado consoante a concordância entre os capitães.

Se ambos capitães decidirem fazer noutro tipo qualquer que não seja destes 3, deverão anunciar esse tipo a um responsável das Team Wars para a sua aceitação.

Actividade e duração de uma Team War

A duração máxima de uma Team War é no máximo de 3 semanas. Se uma War inacabada estiver com uma equipa ou as duas com 7 dias de inactividade, isto é, 7 dias sem fazer um único jogo, será iniciado o seguinte processo:

-Se ambas as equipas não mostram actividade sem comunicar, será considerado uma War sem efeito.

-Se uma equipa está em vantagem e a outra mostra esta inactividade, a vitoria será dada a equipa activa.

-(Tipo de War: Vidas) Se membros de uma equipa "fogem" a duelos durante este tempo contra os membros da equipa adversaria propositadamente, então esta equipa irá perder uma vida da War. É necessário provas, como logs, que os membros estão a esquivar e por sua vez será discutido a actual situação com os responsáveis pela Team Wars. Apelamos uma vez mais a sinceridade e bom senso dos participantes.

Pedimos a vossa comunicação à equipa responsável pelo Team Wars sobre qualquer uma destas situações.

Problema de regras no duelo e perdas de conexão

-A equipa responsável pela Team Wars será também responsável para tirar duvidas entre as Wars das equipas e também durante os duelos qualquer questão de regras podem ser discutidas com qualquer responsável que se encontre Online. Pedimos mais uma vez que tentem facilitar este processo entre vocês e se acham que uma regra foi má atribuida quando foi resolvida por uma outra pessoa das equipas, tirem print ou guardem logs para mais tarde ser avaliada a situação. Questões de regras não devem impedir a continuação de Wars, nem mesmo de matches.

-Infelizmente nao ha forma facil de tratar a questão dos Disconnects no DuelingNetwork, por isso a regra definida para este caso é uma derrota para o jogador que caiu. No caso da derrota nao decidir o vencedor do match os jogadores devem proceder ao seguinte:

-Imediatamente ao disconnect, tirem PrintScreen da vossa decklist usada para o duelo e do ecra com o disconnect e o seu tempo. Imediatamente enviem para um membro da equipa responsável pelas Team Wars e retomem o match novamente se o jogador voltou a ligar. Os printscrens serão usados para avaliação e prova do acontecido.

Ratings e Ranking

-Iremos usar o método mais conhecido e eficaz para avaliar e classificar tanto equipas como jogadores, o Elo Rating System. Podem verificar como é calculado, onde é usado e a sua formula para o calculo em LINK

-Cada jogador e equipa começam com 1500 pontos de rating e o seu rating é ajustado consoante as vitorias (rating sobe) e as suas derrotas (rating desce). Cada jogador/equipa irá obter mais pontos consoante o adversário que ganhou, como por exemplo, jogador com 900 de rating sobe muitos mais pontos se ganhar um jogador de 1600 do que se ganhar contra outro de 1000 de rating.

-Este sistema foi decidido para dar mais uma informação mais acertada sobre as melhores equipas e jogadores da nossa comunidade que participam nesta iniciativa, sendo que este rating vai ser utilizado para criar uma classificação geral para cada época de competição, sendo que cada época irá durar um formato. De seguida iremos decidir se o actual campeão(Equipa ou jogador) será decidido pela classificação ou se faremos uma espécie de playoff com os apurados a serem os que tem o melhor rating dessa época. Por fim, a melhor razão para este sistema é para premiar a competição, o que por sua vez ajuda a elevar o nivel de habilidade da comunidade em geral a jogar o jogo. Sinceramente parece a melhor forma para promover actividade entre nós como uma comunidade.

-Em termos de resultados individuais é simples, uma vitoria por 2-0 ou por 2-1 é igual e não irá aumentar o numero de pontos que irá ganhar. No caso das equipas será diferente, pois uma equipa irá perder mais pontos se perder por 5-0 do que se perder por 5-4. O mesmo se aplica para ganhar pontos.

-K-value é uma variavel que mede o valor de rating ganho em cada match. Para já iremos começar com um K = 12, mas irá haver torneios durante as seasons onde o K-value irá ser aumentado para aliciar mais as equipas a participar. Este torneios poderam ser do mesmo formato ou de um formato diferente como BattlePack ou GoatControl/Tele-Dad por exemplo.

MUITO IMPORTANTE

Todo este processo de rating será calculado por um programa especial e os seus resultados provavelmente serão disponibilizados tanto como num ficheiro, como aqui na diver atempadamente. Para melhor controlo e rapidez deste processo, peço a todos os CAPITÃES que indiquem, num tópico novo que será indicado para o efeito, o resultado da Team War e/ou os seus confrontos actualizados rapidamente, por exemplo:

Team War a decorrer:


[Link do tópico da guerra]

1 Helio Babo
0 André Lucas

1 Mário Ferreira
0 André LucasTeam War finalizada:


[Link do tópico da guerra]

Crossfire

Team X - 5 elementos
Team Y - 0 elementos

ou

Vidas

Team X - 5 vidas
Team Y - 0 vidas

Este processo ajuda bastante ao responsável dos ratings a conseguir manter tudo na perfeição em vez de estar a fazer sozinho a confirmação de todos os resultados e dos jogos a decorrer. Não vai haver penalização por esquecimento de report como é claro, mas pedimos um esforço por parte das equipas a seguirem as regras.

Equipa responsável pelas Team Wars - War Council
-Esta equipa para já será constituída por mim, André Lucas e pelo Eng. João Martins(Snitram na diver), mas um terceiro membro será adicionado a esta equipa posteriormente.
-Membros da War Council podem participar nas seasons e em equipas.

Equipas Inscritas:

Equipa 1
- Membro X
- Membro Y
- Membro Z

Equipa 2
- Membro XY
- Membro YZ
- Membro ZA

Sei que é muita informação para assimilar, mas prefiro que seja assim para não haver pontas soltas e quanta mais informação houver, melhor será para evitar demasiadas duvidas. Obrigado pela vossa atenção pessoal e vamos lá aumentar a nossa competitividade e dar um novo significado ao jogo e ao conceito de equipa cá em Portugal.

Sem comentários: